Translate

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto Tenonderã

A Agenda 21 Global reconhece os povos indígenas como parceiros na defesa do meio ambiente. No entanto, apesar deste reconhecimento, os povos indígenas se apresentam como figurantes na construção das políticas ambientais. Para alterar esse quadro é necessário que as lideranças indígenas discutam sobre as atuais políticas ambientais e ampliem a participação neste cenário.

O projeto Tenonderã, que na língua Guarani significa “Olhar para o Futuro”, consiste em promover um encontro de jovens Guarani Mbyá do Estado de São Paulo na aldeia Tenondé Porã (São Paulo – SP), seguido de intercâmbio entre as 14 aldeias participantes. O objetivo é sensibilizar os jovens e lideranças Guarani Mbyá convidados para os atuais desafios ambientais, local e global. Durante o encontro serão discutidos: meio ambiente, saúde, esporte e saúde, cultura e território, com a presença de palestrantes Guarani Mbyá e especialistas não-indígenas. Pretende-se como resultado do encontro e intercâmbio a construção da “Carta Tenonderã”.

O projeto Tenonderã, financiamento pelo FEMA (Fundo Especial do Meio Ambiente) é uma iniciativa dos jovens Guarani da aldeia Tenondé Porã, que tem o IDETI (Instituto das Tradições Indígenas) como instituição proponente em parceria com a Associação Guarani Tenondé Porã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores