Translate

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Fórum de Cultura de Itu


O abaixo assinado pela Reativação do Conselho Municipal de Cultura de Itu, produzido pelo Fórum Aberto de Cultura de Itu, poderá ser lido e assinado por interessados no endereço eletrônico http://www.ipetitions.com/petition/reativacaocmcitu/, uma página na internet criada específicamente para a adesão de interessados.O Abaixoassinado também estará disponível em diversos pontos da cidade como no Ponto de Cultura FASAM e no Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima.

Foi realizada no dia 3 de julho, no Auditório da Paz da FASAM, uma Mesa Redonda para leitura e adesão ao abaixoassinado pela retomada e reconfiguração das atividades do Conselho Municipal de Cultura. Participaram da mesa: Célio Turino, Secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e um dos idealizadores do Programa Mais Cultura, responsável pela criação e dinamização dos Pontos de Cultura e de Leitura de todo o Brasil; Felipe Macedo, ex-Diretor do Memorial da América Latina e Diretor de Formação do Conselho Nacional de Cineclubes; Deise Nascimento, Presidente do Instituto Árvore da Vida e ex-presidente do Fórum Municipal de Cultura de Campinas; Gabriel Bitencour, professor e ambientalista.

A cerimônia foi aberta pelo Prefeito da Cidade, Herculano Castilho Passos Junior e contou com a presença de representantes de diversas entidades sócio-culturais como o Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima e a UNEI (União Negra Ituana), artistas do município, como o Violonista Marlos Matheus e o ator Juliano Mazurchi, da Companhia Nósmesmos, além da própria FASAM e de demais membros da Sociedade Civil.

A Luta pela reconfiguração de um Conselho Mun. de Cultura não é uma realidade única ituana, mas sim um fenômeno que vem adquirindo força em diversas discussões realizadas em todo o país através de Fóruns, Palestras e Seminários devido ao Plano Nacional de Cultura (PNC) que mudará a maneira dos municípios arrecadarem verba destinada a Cultura fazendo com que os Conselhos Mun. de Cultura se tornem órgãos fundamentais para esse novo processo.

O abaixoassinado poderá ser assinado no Ponto de Cultura da FASAM, à Rua Santa Rita, nº 1643 Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h e no Ponto de Leitura Biblioteca Comunitária Prof. Waldir de Souza Lima, à Rua Floriano Peixoto nº 238 Centro, aos sábados, das 9h às 18h ambos na cidade de Itu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores