Translate

domingo, 5 de julho de 2009

"Cenários Ambientais 2020"

Consulta pública sobre as propostas de políticas públicas elaboradas no âmbito do Projeto Estratégico "Cenários Ambientais 2020" da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA).
A consulta estará no ar entre os dias 04 e 12 de julho de 2009 no site
www.ambiente.sp.gov.br/cenarios2020

2 comentários:

  1. SOCORRO - quem não sabe está ensinando.

    MUDANÇAS CLIMÁTICAS, CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE E A FAMÍLIA

    Segue relato de conversa ouvida em uma fila de banco.
    - “Meu amigo, tudo bem”?
    - “Desagradável apenas este calor”.
    - “Mas você sabe; isso é culpa de uma tal de Mudança Climática”.
    - “Eu sei; é a redução do número de estações do ano de quatro (primavera, verão, outono e inverno) para apenas duas (chuva e verão)”.
    - “E é verdade mesmo, pois na estação do verão, dado o calor excessivo, há muita evaporação de água que acaba caindo (acima do esperado) na estação das chuvas”.
    - “Sabe que você conseguiu explicar este processo com muita clareza, pois vinha ouvindo muita coisa sobre este tal de Aquecimento Global e não estava entendendo nada”.
    - “Amigo; não use o termo Aquecimento Global, pois ele não está correto. Realmente na estação do verão o tempo esquenta muito, mas na estação das chuvas as coisas esfriam, logo não há um efeito global, mas sim distribuído entre as duas estações”.
    - “Já ouvi comentários que esta tal de Mudança Climática irá afetar muito a agricultura e vai obrigar muita gente se deslocar de uma região para outra?”.
    - “Bobagem; a tecnologia está aí para resolver este problema. Basta coleta a água na estação das chuvas e usá-la como irrigação na estação do verão. Já tem até projeto de transbordo de um rio para o outro para resolver o problema da seca no Nordeste”.
    - “Então esta estória de economizar o uso da água é bobagem, pois a captação da água na estação das chuvas irá resolver o problema da falta de água na estação verão”.
    - “Mas falam que o homem é culpado de tudo isso?”.
    -“ É verdade; sem estar por dentro das coisas como realmente são, acaba ficando assustado, sem necessidade, lendo e ouvindo coisas que um dia se mostram como tremendos problemas e no dia seguinte vem alguém é diz que o falado não é verdade”.
    - “E este inverno absurdo da Europa e América do Norte?”
    - “Na estação das chuvas em um lugar muito frio, ao invés da água evaporar ela vira gelo, o que explica este monte de gelo nessas regiões. Mas, não se preocupe, pois a natureza é sábia. Quando precisa de água ela descongela o gelo ou derrete um pouco da neve no pólo da Terra”.
    - “Mas há quem diga que a população está crescendo; isso não afeta esta tal de Mudança Climática?”
    - “Claro que não. A população vem crescendo desde o início do mundo e esta tal de Mudança Climática só apareceu agora”.
    - “Li que estão discutindo uma tal de redução de emissão de COdois; isso tem alguma relação com o problema?”
    - “Tem, mas não tem solução. Li em um livro de Química que toda vez que se queima um combustível há obrigatoriamente a emissão de COdois. Como não há como reduzir o consumo de combustível no mundo, pelo contrário, o consumo tende a crescer, não há como pensar em reduzir a emissão deste tal de COdois”.
    -“Amigo; foi bom ter falado com você. Aprendi em poucos minutos um assunto que vinha me preocupando há muito tempo. Por que será que a mídia não explica essas coisas de forma tão fácil; todos entenderiam e deixariam de se preocupar desnecessariamente com a Mudança Climática”.
    A conversa se encerrou neste ponto; cada amigo foi para um lado.
    Eu, ouvinte, fiquei parado diante de tantos absurdos ouvidos em tão pouco tempo.
    Certamente este diálogo não representa a conscientização ambiental da sociedade frente à temática das Mudanças Climáticas, ma deixa claro que há pessoas que não entendem nada do assunto, ensinando a quem quer aprender.
    Em tempo: a família (por enquanto) vai bem, obrigado.

    Roosevelt S. Fernandes
    Coordenador do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir
  2. AS SUCESSIVAS FUGAS - QUEM VIVER TERÁ CERTEZA QUEM TINHA RAZÃO

    Primeira fuga foi dos políticos; alguns Chefes de Estado de países desenvolvidos e pseudo líderes de países em desenvolviemtno, deixaram Copenhague na véspera, de modo a não dar entrevistas no day-after, nem sair na foto do grupo que não deu à sociedade o mínimo de respsotas que se esperava de tanta gente importante e comitivas faraônicas.
    Nesta semana começou a fuga dos técnicos.
    Em silêncio, mas já visível, em andamento a fuga da sociedade. Alimentada - curiosamente - já depois da Conferência, de um festival de informações contra e a favor do Aqueciemento Global, ela começou a se conscientizar que o assunto pode ser deixado de lado, até que os cientistas cheguem a um acordo.
    Depois será a fuga da mídia, já sentida na macro mídia, que só retornará ao assunto quando outra Conferência estiver a vista.
    Roosevelt S. Fernandes
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental
    roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderExcluir

Marcadores